Módulo Imóvel

  Módulo Imóvel, Plataforma Imobiliária
  • O Módulo

Este módulo permite cadastrar e editar imóveis para publicação no site e em portais verticais, como Zap, Viva Real, OLX entre outros.

1- Cadastrar novo imóvel

Acesse em >> Imóvel >> Todos Imóveis >> Adicionar Imóvel.

 Ao clicar em Adicionar Imóvel, é exibida a tela de cadastro inicial, dividida em 4 segmentos:

  • Geral – Alguns dados mais essenciais do imóvel;
  • Endereço – Ao informar o CEP e clicar em buscar, o sistema comunica-se com a base de dados dos Correios, captando as informações de Estado, Cidade, Bairro e Endereço atrelados ao CEP informado;
  • Proprietário – Dados do proprietário do Imóvel;
  • Opcionista – Pode ser informado mais de um corretor no imóvel. Ao não informar ninguém, o próprio usuário é atribuído como Opcionista no imóvel;

Ao clicar em “Continuar Cadastro”, é exibida a tela de edição do imóvel, para prosseguir com o cadastro e/ou editá-lo sempre que necessário.

Observação: Para evitar duplicação de cadastro, ao cadastrar novo imóvel, o sistema cruza as seguintes informações:

  • Natureza;
  • Tipo do Imóvel;
  • Localização (CEP, Estado, Cidade, Bairro, Endereço e Número);

Ao cruzar as informações, é exibido um aviso na tela com os demais imóveis de mesmas informações.

Atenção! >> O sistema não impede o usuário em cadastrar um imóvel repetido, apenas exibe o aviso na tela. Cabe ao usuário prosseguir com o cadastro ou não.

1.1- Dados Gerais

Para prosseguir com o cadastro do imóvel, basta seguir na tela de edição, no qual a primeira tela é Dados Gerais. Esta tela é dividida em 6 seções:

  • Classificação;
  • Características;
  • Quantidade Ambiente;
  • Detalhamento das Vagas de Garagem;
  • Construção;
  • Matrículas e Inscrições;

1.2- Localização

Como o endereço foi informado na tela de cadastro inicial, nesta tela, pode-se informar, nome do Empreendimento, Condomínio e Edifício, complementando as informações de Localização.

1

1.3- Valores

Esta tela é dividida em 4 seções:

  • Financeiro – Ao preencher Valor de Venda ou Locação, determinará a finalidade do imóvel (Venda/Locação).
  • Placa – Informação sobre o imóvel possuir placa de anúncio;
  • Captação – Neste seguimento, há o campo “Data de Renovação” para auxiliar no controle de renovação da autorização de venda/locação junto ao proprietário do imóvel;
  • Proprietário – Para ver os dados do proprietário na tela, é necessário clicar em “Exibir dados do proprietário”, por medidas de segurança, para evitar que pessoas não autorizadas próximo ao usuário vejam os dados do proprietário;

Ao clicar no botão “Exibir dados do proprietário”, o sistema exibe um alerta, conforme imagem abaixo:

Clicando em “Ok”, os dados do proprietário são exibidos na tela. Este aviso é para alertar o usuário, não intenção de que não haja pessoas não autorizada por perto, vendo as informações do proprietário do imóvel;

1.4– Chaves

O sistema permite efetuar o controle da movimentação de chaves do imóvel, para retirada e devolução, quando a chave se encontrar na Imobiliária, exibindo histórico de movimentação da mesma.

  • Chave com o Colaborador – Ao informar que a chave se encontra em posse de um membro da equipe, é possível associar o chaveiro a um usuário cadastrado no sistema. Para isto, no campo “Local da Chave”, selecione Colaborador.

Ao clicar em “Associar Colaborador”, é exibida a tela:

Após associar o colaborador, ficará atrelado ao imóvel, conforme imagem abaixo:

  • Chave na Portaria – Basta selecionar o Local da Chave como Portaria e os demais campos que julgar necessário e depois clique em “Salvar Chaves”.
  • Chave com o Proprietário – Basta selecionar o local da chave como Proprietário e os demais campos que julgar necessário e depois clique em “Salvar Chaves”.
  • Chave na Imobiliária – Esta opção é mais elaborada que as demais, pois é possível controlar a retirada e devolução da chave. Pode-se ser feito dentro do imóvel, e há uma janela exclusiva a este controle, disponível em Imóvel >> Controle de Chaves.

ou

1.4.1– Controle de Chaves dentro do imóvel

Para cadastrar chaveiro no imóvel, selecione “Imobiliária” em “Local da Chave”, desta forma, será habilitada opção de cadastrar o chaveiro na imobiliária.

Clicando em “Chaveiro na Imobiliária”, é exibida a tela abaixo:

Após clicar em “Cadastrar”, o chaveiro disponível para retirada no imóvel.

Caso deseje excluir o chaveiro, efetue em Imóvel >> Controle de Chaves >> Liberar Chaveiro. Há os filtros de busca para pesquisar o chaveiro que se deseja excluir.

1.4.2– Retirada da Chave

Para registrar a retirada das chaves, clique na opção “registrar retirada”, no qual será exibida a tela:

Informe o tipo de movimentação e quem retirará a chave, ao selecionar a opção “Colaborador”, será possível informar o nome do usuário cadastrado no sistema. Após registrar a retirada, o status da chave passará para “Aguardando devolução”.

1.4.3– Registrar Devolução das chaves

Para registrar a devolução do chaveiro, clique em “registrar devolução”, que o chaveiro voltará para disponível.

1.4.4– Histórico de Movimentações do Chaveiro

Para acessar as movimentações do chaveiro, clique em “movimentações”. Esta opção é disponível, apenas dentro da tela de Chaves em Cadastro de Imóvel.

Será exibida a tela abaixo:

Obs.: Para cadastrar chaveiro na Imobiliária, registrar retirada e devolução de chaves do imóvel, pode ser efetuado na tela de cadastrado do imóvel, bem como na tela de Controle de Chaves, acessível em Imóvel >> Controle de Chaves.

1.5– Itens

Nesta aba, é possível cadastrar os itens de infraestrutura e documentação do imóvel. Após inserir os itens desejados, clique em “Salvar Itens”.

Obs.: Estes itens de infraestrutura são cadastrados na Plataforma em acordo com os itens disponíveis nos Portais Verticais, como Zap, OLX, Viva Real, etc. Podemos configurar para exibição no site ou não, conforme necessidade do cliente. Também é possível adicionarmos novos itens, de acordo com a necessidade do cliente.

1.6-  Opcionistas

Permite o cadastro do corretor no imóvel, sendo possível cadastrar mais de um opcionista no mesmo imóvel.

Desta forma, o corretor que não estiver associado ao imóvel, não terá permissão para editá-lo, de acordo com o que for configurado nas permissões do sistema.

1.7– Descrição

Espaço dedicado para descrição do imóvel, no qual o usuário deve passar o máximo de informação a respeito do imóvel, de forma objetiva, utilizando palavras chave que auxilie o cliente numa busca orgânica no Google.

1.8– Ambientes

Nesta aba, podemos adicionar informações sobre a metragem e tipo de piso de cada ambiente do imóvel. Esta informação é apenas para controle interno no imóvel. Que poderá ser utilizada, caso o cliente questione a respeito.

1.9– Fotos

Nesta aba, podemos cadastrar as imagens do imóvel, e definir qual será a imagem de capa do mesmo. Após cadastradas as imagens, basta clicar sobre a “estrela”, para selecionar a imagem de capa. Caso deseje mudar a ordem das fotos, basta clicar e arrastar. Após concluído a ordenação, não se esqueça de clicar em “Salvar Fotos”.

Obs.: Para não ocupar tanto espaço no servidor e não deixar o site lento para carregamento, o sistema efetua uma pequena compactação da imagem sem afetar sua qualidade/resolução. Recomendamos que antes de anexar as imagens ao imóvel, efetue a compactação das mesmas, utilizando qualquer software de compactação. Caso não tenha conhecimento de nenhum software, sugerimos um site gratuito: https://tinypng.com/

1.10– Vídeo

Nesta aba é possível adicionar link do Youtube com o vídeo do imóvel, no qual o vídeo será exibido na página de detalhes do imóvel, dentro do site.

1.11– Arquivo

Nesta aba é possível cadastrar arquivos referentes ao imóvel, como documentos do imóvel.

Obs.: Assim como aviso de compactação para as imagens, o mesmo vale para os arquivos anexados ao imóvel. Procure compactar os arquivos antes de anexá-los ao imóvel. Segue uma sugestão de site gratuito para compactação de arquivos em .pdf: https://www.ilovepdf.com/pt/comprimir_pdf

1.12– Anúncio

Esta aba é responsável por colocar o imóvel online para o site, bem como para os Portais Imobiliários, de acordo com o plano contratado, junto a cada portal.

Esta aba conta também com um “contador” de palavras para auxiliar em anúncios em Jornal.

1.13- Interação

Nesta aba é possível registrar interação para comunicação interna da equipe. Por exemplo, um aviso que o Gerente queira deixar para o corretor. Conforme exemplo abaixo:

As interações ficaram registradas dentro do imóvel, de acordo com a ordem cronológica das mesmas.

1.14– Atendimentos

Nesta aba, o sistema exibe os atendimentos no qual o imóvel foi associado, em alguma visita, negociação ou proposta e quais atendimentos que o imóvel satisfaz o perfil de interesse do cliente.

1.15– Histórico

E por fim, a última aba exibe o histórico de alterações/edições no imóvel, na ordem cronológica da mais recente para a mais antiga.

2- Condições necessárias para publicação de imóvel

Para que o imóvel seja publicado no site e nos Portais Imobiliários, é necessário satisfazer 3 condições:

  • Status igual a disponível;
  • O imóvel precisa estar aprovado;
  • O imóvel precisa estar marcado como “Sim” na opção de “Deseja deixar o imóvel Online?” na aba Anúncio.

Satisfeitas as 3 condições, observe que a ficha evolutiva de cadastro estará “Aprovado e Online”, indicando que o imóvel está online.

De acordo com a escala evolutiva de cadastro, desde “Cadastro Inicial” até “Aprovado”. Para o perfil Corretor, caso ele edite qualquer informação em um imóvel aprovado, o imóvel voltará para “Alteração Cadastral”. Sendo necessário que ele envie para aprovação novamente.

3- Visualizar laudo do imóvel

Para visualizar as informações detalhadas do imóvel, basta clicar no botão “lupa”.

Nesta opção, as informações são disponibilizadas apenas para exibição, diferentemente da tela de edição do imóvel.

3.1- Enviar imóvel por e-mail

O sistema fornece a opção de enviar o imóvel por e-mail para o cliente. Clicando sobre o botão “Enviar por E-mail” na opção de “Visualizar Laudo do Imóvel”.

Ao clicar em “Enviar por E-mail”, será exibida a tela abaixo, no qual é possível editar o assunto e inserir mensagem pessoal. O cliente receberá o e-mail com as principais informações do imóvel, como Descrição, fotos, além de nome do corretor, telefone e e-mail do mesmo com link do site da Imobiliária em questão.

Obs.: É possível enviar o laudo do imóvel para apenas uma pessoa por vez!

3.2- Visualizar no site

Após concluir o cadastro do imóvel, é possível visualizá-lo no site. Para isto, clique em Visualizar Laudo do Imóvel >> Ver no Site.

3.3- Imprimir laudo do imóvel

Caso necessário, há opção de imprimir o laudo do imóvel, onde é possível escolher quais informações serão impressas. Acesse em Visualizar Laudo do Imóvel >> Imprimir.

Após clicar em “Imprimir”, será exibida a tela abaixo:

4- Relatórios

Para acesso aos relatórios, acesse em Imóvel >> Relatórios.

4.1- Relatório de Opcionistas

Acesse em Imóvel >> Relatórios >> Opcionistas. Este relatório permite gerar relatório de imóveis, classificado por corretor/opcionista, sendo possível escolher status, data de renovação, data de inclusão e data de alteração.

4.2- Relatório de Proprietário

Acesse em Imóvel >> Relatórios >> Relatório de Proprietário. Este relatório permite gerar relatório de imóveis, exibindo os dados do proprietário, juntamente com o código do imóvel e opcionista responsável.

4.3- Relatório Consolidado de Exportação

Acesse em Imóvel >> Relatórios >> Relatório Consolidado de Exportação. Este relatório permite visualizar os imóveis que foram selecionados para integração com cada portal imobiliário. De acordo com o tipo de destaque contratado junto ao Portal. Além da opção de selecionar a filial.

Para visualizar os imóveis selecionado em cada opção de Destaque, clique na seta ao lado esquerdo. No qual há opção de exportar Planilha em Excel.

4.4- Relatório Imóveis nos Portais Externos

Assim como o relatório Consolidado de Exportação, exibe os imóveis selecionados nos portais verticais, de acordo com o plano contratado junto ao mesmo.

Este relatório conta com as opções de selecionar a filial e exportar planilha em Excel.

4.5- Relatório Imóveis Venda por Condomínio

Acesse em Imóvel >> Relatórios >> Imóveis por Condomínio. Este relatório permite visualizar a quantidade de imóveis, ordenados por Condomínio, exibindo informações de bairro e VGV (Valor Geral de Venda).

4.6- Relatório de Imóveis por Tipo

Acesse em Imóvel >> Relatórios >> Imóveis por Tipo. Este relatório permite visualizar a quantidade de imóveis, ordenados por tipo de imóvel.

4.7- Relatório de Imóveis por Bairro

Acesse em Imóvel >> Relatórios >> Imóveis por Bairro. Este relatório permite visualizar a quantidade de imóveis, ordenados por bairro.

5- Exportar Planilha em Excel com os imóveis

Caso necessite gerar planilha em Excel com as principais informações dos imóveis, após efetuar a busca, clique em “Exportar Excel”, ao lado esquerdo da tela.